sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Aula de Primeiros Socorros

No passado dia dezassete de Novembro deslocaram-se à nossa escola, o grupo de estágio de Saúde Escolar acompanhadas pela enfermeira Alexandra no âmbito do projecto “Segurança na Escola” para uma palestra sobre primeiros socorros na escola.Esta palestra teve como objectivo sensibilizar toda a comunidade educativa sobre a importância dos primeiros socorros com procedimentos simples com o intuito de manter viva e sem efeitos de carácter permanente no físico das acidentados em situações de emergência, e feitos por pessoas comuns com conhecimentos adquiridos nestas palestras, até a chegada de atendimento médico especializado.Os acidentes mais frequentes neste espaço físico com alunos desta faixa etária que podem necessitar de primeiros socorros são as hemorragia nasais, sufocação, acidentes musculares, convulsões etc. Criou-se um espaço de debate entre alunos, professores e enfermeiras, onde se interagia sobre situações de perigo real e com testemunhos reais passados com estes intervenientes, por forma a reforçar como evitar acidentes e ter presente os quais os procedimentos a ter em caso destas situações imprevistas.Foram transmitidos conhecimentos com linguagem apropriada e especifica aos níveis etários dos alunos e desenvolvido competências necessárias para o enfrentar de situações de atendimento especializado.





Os alunos do Jardim de Infância estiveram muito atentos e representaram a aula das enfermeiras, que melhor forma de se expressar que o desenho, no desenho a criança exprime-se de forma natural, transmitindo aos outros o que pensa, sente e imagina. Logo numa criança normal a livre expressão é sempre uma expressão social, uma expressão com afectos.




quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Festa de São Martinho na Escola

A festa de São Martinho na nossa escola foi comemorada com uma peça de teatro da turma da professora Conceição Faria, 3º e 4º ano, com muitos jogos tradiconais e como não poderia faltar uma fogueira com castanhas bem assadas.



Feira de São Martinho no Agrupamento de Escolas Braga Oeste
















Jardim de Infância - Os nossos biscoitos...

O nosso jardim esteve a confeccionar uns biscoitos para vendê-los na feira de São Martinho no Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, estas fotografias ficam para o posteridade, os biscoitos só na fotografia, pois estavam tão bons que se venderam e comeram todos.



Receita:

Ingredientes: - 250g de manteiga
- 400g de açúcar
- 4 Ovos
- Farinha q.b. (quanto baste)

Como fazer:

1-Mistura a manteiga com o açúcar até fazer uma massa.
2-Junta os quatro ovos inteiros e farinha suficiente para a massa não se colar às mãos e se conseguirem fazer os biscoitinhos.
3-Unta um tabuleiro com manteiga (ou margarina).
4-Nesse tabuleiro, dispõem-se os biscoitos, com formas diferentes, feitos conforme imaginação de cada um.
5-Chama depois um adulto para pôr o tabuleiro no forno (já quente) e vigiar ate estarem prontos.
6-É fácil ver, é quando ficam lourinhos…


Tivemos muito cuidado e não mexemos no forno.



Também Fizemos caixinhas de pastelaria para embalar os biscoitos e vender na feira de São Martinho.
Foi assim:
Decorámos as folhas de papel com carimbagem.
Depois com ajuda da professora Ana e da Cristina fizemos as caixinhas com dobragens.
Quando os biscoitos ficaram prontos colocámo-los nas caixinhas, colámos um símbolo do nosso Jardim-de-infância a identificar e atamos um fio de ráfia.

ficaram muito giros...

A Turma do Jardim de Infância

Esta é a nossa turminha do Jardim de Infância:
em baixo: Nuno, Lara, Rui, Diogo e a Rafaela
no meio: Madalena, Lara, Adriana, Paulo, Jorge, João e a Beatriz
a pé: André, Ana Lúcia, Daniel, Beatriz, Cláudia, Inês, Cecília, Adriana, a nossa querida educadora Ana Carneiro, mas falta-nos a nossa amiga Cristina, de quem gostamos muito.

PNEP - Uma aula diferente...

A professora Irene e o professor Victor estão a frequentar uma Acção de Formação de Língua Portuguesa, para melhorarem os seus conhecimentos e práticas pedagógicas dentro desta área disciplinar.
Na 3ª sessão deram uma aula uma aula diferente, os alunos do 2º ano foram a sala da professora Irene ensinar aos seus amigos do 1ºano novas formas de conhecer, reconhecer e abordar a letra I. Começaram a aula com uma teatrialização da história da letra i Eu sou a letra i. Eu sou a letra mais carregada do alfabeto, pois tenho de viver sempre com uma bola em cima da cabeça. O A não vive tão mal pois tem um acento ou para um lado ou para outro, ou quando chove coloca o chapéu e quando está muito frio põe a cobertura, @. O U tem sorte o irmão está sempre a seu lado, e eu (i) sempre sozinho com esta bola na cabeça. O E está sempre a passear, quando se lembra vai dar uma volta. Mas não queria ser o O, na Alemanha colocam-lhe duas bolas por cimae fica gordinho e está sempre tonto pois anda ás voltas, e. Mas ainda bem que não sou inglês porque senão tinha só uma perna e dois braços (Y). Até na linguagem gestual eu sou o dedo mais pequenino. Mas quando for grande não vou precisar da bola em cima da cabeça. Assim vou crescer e ser o orgulhosamente a letra i.





De seguida a Marlene, a Fátima, o Pedro e o Leonel contaram a seguinte história:
O Ivo mora numa ilha. No Domingo ele foi com a sua professora Irene à igreja. O padre chama-se Isidoro que gostava muito de iogurtes de mel.
Quando saíram da igreja, foram andar a cavalo com a prima Inês.
Os quatro iam a galopar cada um no seu cavalo, quando o Ivo disse:
- Eu sou um índio, IA, IA, IA!!!! – e fugiu a grande velocidade.
Á frente estava um burro que se assustou com uma iguana.
- IO, IO, IO – zurrou o burro.
O Ivo que ía a grande velocidade no seu cavalo castanho Ícaro, travou e caiu.
A Irene perguntou-lhe?
- Estás bem?
- Sim. – exclamou o Ivo. –Mas bati com o nariz no chão.
A Irene, a Inês e o padre Isidoro riram-se bastante.
- I,I,I,I,I,I


Para consolidação foi entregue uma ficha de trabalho a cada aluno do 1ºano em que usufruiam do apoio individualizado de um colega do ano sequente.
Por fim todos realizaram uma banda desenhada.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Introdução

Sejam bem vindos ao nosso sítio da internet.
Este é o local de encontro pela via tecnológica.
Aqui, esta instituição escolar espera dar a consultar, conhecer e informar à comunidade educativa aspectos de funcionamento e actividades que ocorrem nesta escola.
Também podem e devem corresponder connosco levantando dúvidas, opiniões e questões pertinentes que nos levam a reflectir, para tornarmos esta escola cada vez melhor como serviço público de socializar e bem educar.