quinta-feira, 27 de novembro de 2008

PNEP - Uma aula diferente...

A professora Irene e o professor Victor estão a frequentar uma Acção de Formação de Língua Portuguesa, para melhorarem os seus conhecimentos e práticas pedagógicas dentro desta área disciplinar.
Na 3ª sessão deram uma aula uma aula diferente, os alunos do 2º ano foram a sala da professora Irene ensinar aos seus amigos do 1ºano novas formas de conhecer, reconhecer e abordar a letra I. Começaram a aula com uma teatrialização da história da letra i Eu sou a letra i. Eu sou a letra mais carregada do alfabeto, pois tenho de viver sempre com uma bola em cima da cabeça. O A não vive tão mal pois tem um acento ou para um lado ou para outro, ou quando chove coloca o chapéu e quando está muito frio põe a cobertura, @. O U tem sorte o irmão está sempre a seu lado, e eu (i) sempre sozinho com esta bola na cabeça. O E está sempre a passear, quando se lembra vai dar uma volta. Mas não queria ser o O, na Alemanha colocam-lhe duas bolas por cimae fica gordinho e está sempre tonto pois anda ás voltas, e. Mas ainda bem que não sou inglês porque senão tinha só uma perna e dois braços (Y). Até na linguagem gestual eu sou o dedo mais pequenino. Mas quando for grande não vou precisar da bola em cima da cabeça. Assim vou crescer e ser o orgulhosamente a letra i.





De seguida a Marlene, a Fátima, o Pedro e o Leonel contaram a seguinte história:
O Ivo mora numa ilha. No Domingo ele foi com a sua professora Irene à igreja. O padre chama-se Isidoro que gostava muito de iogurtes de mel.
Quando saíram da igreja, foram andar a cavalo com a prima Inês.
Os quatro iam a galopar cada um no seu cavalo, quando o Ivo disse:
- Eu sou um índio, IA, IA, IA!!!! – e fugiu a grande velocidade.
Á frente estava um burro que se assustou com uma iguana.
- IO, IO, IO – zurrou o burro.
O Ivo que ía a grande velocidade no seu cavalo castanho Ícaro, travou e caiu.
A Irene perguntou-lhe?
- Estás bem?
- Sim. – exclamou o Ivo. –Mas bati com o nariz no chão.
A Irene, a Inês e o padre Isidoro riram-se bastante.
- I,I,I,I,I,I


Para consolidação foi entregue uma ficha de trabalho a cada aluno do 1ºano em que usufruiam do apoio individualizado de um colega do ano sequente.
Por fim todos realizaram uma banda desenhada.

Nenhum comentário: